segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Business Intelligence - Tomando decisões erradas



E ai pessoal, tudo bem?

     Estamos aqui para mais um POST e neste é claro para Business Intelligence, e desta vez com o objetivo de mostrar como é "fácil" tomarmos a decisão errada!



     Devemos admitir que tomar a decisão errada é "passível" de se acontecer e também que isso não é nenhum demérito, não há do que se envergonhar, uma vez que, atire a primeira pedra quem nunca tomou uma decisão errada não é mesmo?

     Quando tomamos a decisão errada o melhor a se fazer é assumir o erro, entender o motivo de que tenha dado errado e tome uma nova ação. Entretanto, quando você toma decisão se baseando em informações integras, reais que agregam valor, a chance de se errar é muito menor.

     Veremos agora as 3 principais formas de se tomar uma decisão errada.


#1 - Excesso de autoconfiança


     Simplesmente é o fato de achar que sabe tudo e acreditar pelo motivo de possuir vivência e experiência no assunto, com isso a ideia é que seja impossível tomar a decisão errada, não é?

     Pois bem, isso acontece e é muito comum dentro do meio corporativo, e para evitar que isso aconteça coloque os seus pés no chão e faça tudo com cautela e baseando-se em fatos e não simplesmente no "achismo" ou na experiência empírica de alguém. Siga os processos conforme eles foram desenhados e não subestime nada ou ninguém.


#2 - Não avaliar os impactos


     Se você toma decisões baseadas em suas convicções e passa por cima de tudo e todos simplesmente a chance de errar é gigantesca, pois, simplesmente esquece de avaliar os impactos antes de tudo.

     Para contornar esta situação basta criar um relatório de "Ação e Reação", exemplo:

  • Ação: Enviar documentos por e-mail


  • Reação: Informações podem trafegar pela internet sem segurança


  • Ação: Criptografar as informações antes de enviar



#3 - Não se planejar


     Este é o mais comum dos erros na tomada de decisão, mesmo que seja para uma decisão simples ou até mesmo das mais complexas, se não há planejamento para uma ação esta terá grandes chances de dar errado.

     É necessário fazer uso de informações detalhadas, datas, valores, equipe responsável, ou seja, qualquer coisa que for auxiliar na tomada de decisão.

     Para o planejamento podemos utilizar o 5W2H que possui métodos eficientes, para que assim, possa minimizar os riscos de algo errado acontecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.