Neste post irei mencionar 5 dicas para ter SUCESSO no projeto de sua solução.
#01: Nunca inicie sua solução sem levantar requisitos com o usuário-chave.
Nunca tente adivinhar o que o usuário quer, você não deve iniciar nenhum tipo de desenvolvimento sem antes conversar com o usuário "dono" do negócio. Uma solução só é útil se "responde" as necessidades do usuário, tais necessidades precisam ser investigadas, faça as perguntas certas para ouvir as respostas certas, faça uso da empatia, faça a documentação dos requisitos e apresente ao usuário para "fechar" as definições.
#02: Dedique-se sempre a entender as boas práticas e os conceitos do Business Intelligence
Você já se imaginou em ter que fazer uma tarefa sem ter a minima ideia de como se faz?
E se mesmo assim você a fez, certamente algo deu errado ou a chance disso ter acontecido é gigantesca, não é mesmo?
Para uma solução de Self-Service BI é a mesma coisa, se você acha que só fazer um gráfico e uma extração de dados seja o suficiente você está redondamente enganado, além disso, irá "queimar" toda a solução além de toda a equipe envolvida.
É essencial que todas as pessoas envolvidas na solução possuam o minimo de "Know-How" sobre os conceitos e boas práticas.
#03: Evite a "rixa" entre o departamento de negócios e o departamento de TI
Não crie inimizades entre os departamentos, de um lado há a equipe de TI que é reativa, espera algo acontecer para poder resolver e normalmente impondo SLAs alto, e do outro lado há o usuário de negócio, também reativo, que só procura TI quando um problema acontece, de um modo geral todos querem resolver tudo ao mesmo tempo e para ontem, sendo assim, uma simples falha de comunicação ou atraso na entrega é o suficiente para ser o estopim de uma possível "rixa", e no fim quem paga o pato é a empresa como um todo.
Seja paciente, negocie, use do bom senso!
#04: Utilize dados de fontes confiáveis, usar dados de todo lugar e de qualquer jeito é o caminho para o fracasso
Para uma solução de BI ser integra e confiável é necessário realizar a gestão dos dados, assim conhecida como "Governança de Dados", de forma que seja possível saber sua rastreabilidade, qualidade, veracidade, etc, sendo os fatores de sucesso da solução
#05: Não espere Mágica!
Não acredite em tudo que você vê por ai, muitas ferramentas de mercado prometem o mundo mas infelizmente não cumprem nem a metade!
Portanto, foque-se nos pontos fortes de cada ferramenta, obtenha seus prós e contras e faça sua escolha. Nem sempre o mais caro é o melhor, da mesma forma que também nem sempre o mais barato é "viável".
Consulte, pesquise, teste diversas ferramentas, as soluções fornecem experiências "trial" totalmente gratuitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.