segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Business Intelligence - Principais KPIs para equipe de Vendas



Fala galerinha, tudo bem?


     Neste POST irei demonstrar os principais KPI's para medir o desempenho da equipe de vendas, assim como nas outras postagens de modo sucinto e prático.




     Os indicadores são instrumentos utilizados pelos gestores para avaliar processos e iniciativas, possibilitando o acompanhamento do alcance de metas, melhorias de algum tipo de serviço ou qualquer fato que necessite ser medido.

    Há diversas categorias de indicadores existentes, e cada KPI possui um objetivo específico.

    Quando precisamos medir o desempenho das vendas, tanto de modo qualitativo e também quantitativo, os KPIs se mostram importantíssimos, pois, irão auxiliar diretamente na tomada de decisão, e consequentemente nos resultados.

     Existem diversos indicadores para área comercial, entretanto, listo abaixo alguns dos principais e mais utilizados:


  • Ticket Médio
  • Índice de Ativação
  • Churn Rate
  • Tempo do ciclo de vendas
  • Novos clientes x Existentes
  • Taxa de Conversão
  • Taxa de Descontos

Ticket Médio: Equivale ao total da venda do dia dividido pelo número de cupons ou clientes.

Índice de Ativação: Equivale ao total de clientes que realmente compram dividido pelo total de clientes na carteira

Churn Rate: Este KPI faz relação com o pós-venda, onde irá medir quantos clientes "deixaram" de ser clientes, ou que simplesmente não tiveram recorrência de vendas no mês seguinte

Tempo de Ciclo de Vendas: Mede quanto tempo demora para finalizar uma venda, tendo em vista o primeiro contato do vendedor com o cliente até a efetivação da venda em si. Isto serve para identificar supostas necessidades dos clientes ou reajustar processos da área comercial.

Novos Clientes x Existentes: Relação entre o faturamento de todos os clientes e o faturamento de clientes novos ou só antigos. Exemplo: De um total de 100% de vendas, 70% equivale a clientes novos e os demais dos antigos

Taxa de Conversão: Relação entre o número de propostas feitas e propostas que realmente se tornaram vendas.

Taxa de Descontos: Calcula a quantidade de clientes que só "compram" com desconto e qual a média de desconto aplicada.


Até o próximo POST!

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