Neste POST irei explicar a diferença entre Métricas e KPIs, desmistificando cada uma delas, de forma sucinta e exemplificada.
Você sabe a diferença entre Métrica e KPI? Ou simplesmente acha que são a mesma coisa?
Dentro de uma empresa, a frente dos negócios, é necessário fazer uso de referências para medir nossas ações, sendo assim, precisamos utilizar indicadores matemáticos e estatísticos que irão explicar de forma numérica o resultado de uma ação.
Tal avaliação é feita através da interpretação das Métricas e dos KPIs (Key Performance Indicators), sendo que estes dois indicadores estão DIRETAMENTE LIGADOS, entretanto, é preciso entender a estrutura de cada um, para que não haja equívocos nos procedimentos, campanhas e afins.
As Métricas são INFORMAÇÕES e os KPIs são RESULTADOS.
Métrica x KPI
Métrica é o indicador que mostra um determinado comportamento de uma forma "bruta", não sendo "dependente" de outros cálculos ou afins. As Métricas refletem o comportamento
Exemplos:
- Número total de visitantes de um site
- Visitantes distintos
- Valor bruto de vendas
- Total de quantidade de produtos vendidos
Enquanto o KPI é um indicador criado a partir das métricas, de forma composta, e tenta explicar de matematicamente o resultado de tal ação ou situação. Os KPIs refletem o desempenho em si e estão sempre ligados a uma determinada meta de conversão.
Exemplos:
- Taxa de conversão de vendas
- Percentual de ativação
- Taxa de devolução
- Ticket Médio
Os KPIs são indicadores normalmente definidos pelos gestores com o intuito de analisar o desempenho do negócio como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.